O que é a Carteira Nacional dos Operadores de Máquinas Pesadas

Carteira2018 OPERADOR frente verso.jpg

 

A carteira nacional de habilitação é o mesmo cartão de identificação do Operador de Máquinas Pesadas conforme preceitua a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho, "NR-11.1.6 - Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível."


A Carteira Nacional de Habilitação do Operador de Máquinas Pesadas é emitida pela ANOPEM - Operadores de Máquinas Pesadas do Brasil, é uma agência de empregos que promove e zela pela segurança e valorização da profissão dos operadores de máquinas pesadas do Brasil.


Os operadores que trabalham na operação de máquinas pesadas devem ter uma formação/treinamento adequado que lhes permita operar uma máquina pesada em uma empresa ou em frente de trabalho e canteiros de obras.


A Carteira Nacional de Habilitação do Operador de Máquinas Pesadas é a prova de uma formação/treinamento qualificado. Por isso é tão valorizada. Ser titular de uma Carteira significa saber como operar uma máquina pesada com total segurança e eficácia.

Frente Verso Cartão ANOPEM_2018.jpg

A Carteira em que confiam os responsáveis pelo RH ou Encarregados pela Segurança do Trabalho

                Por cada ano, no mundo inteiro, mais de 100.000 operadores realizam a formação de Operador de Máquinas Pesadas.  A Carteira Nacional de Habilitação do Operador de Máquinas Pesadas (Cartão de identificação),  indica a instituição que fez o curso de formação e a carga horária do mesmo, e registra ainda a validade do exame médico do operador que deve ser realizado anual. Especifica também a categoria que mostra o tempo de experiência do operador em operar uma máquina pesada.

                A Carteira Nacional de Habilitação do Operador de Máquinas Pesadas é pessoal e intransferível. Inclui a fotografia, nome completo e número do registro de identidade (RG). O número de registro no código de barra protege contra possíveis falsificações. Os recursos humanos e responsáveis pela segurança do trabalho das empresas ou frentes de trabalho e canteiros de obras podem usar este número de registro e entrar em contato com ANOPEM para verificar e comprovar se a Carteira é verdadeira. Em caso de dúvidas ou mais informações entre em contato com a Secretaria de Registros da ANOPEM pelo E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatshApp: +55 85 98823.9209.

Porque a Carteira é tão valorizada ?

                Todas as Carteira Nacional de Habilitação dos Operadores de Máquinas Pesadas que são emitidas pela ANOPEM, os profissionais operadores de máquinas pesadas devem ter completado com êxito a capacitação teórica e prática num centro de formação em qualquer cidade de nosso país. Todas as informações fornecidas pelo profissional solicitante, principalmente aonde foi realizada sua formação são auditadas pela equipe da nossa Secretária de Registros e registrada em nosso Sistema de inscrição e consulta aos registros. Após auditoria dos dados fornecidos é efetivada um número de registro da Carteira Nacional de Habilitação do Operador de Máquinas Pesadas.

29 de Maio - Dia do Operador de Máquinas Pesadas.jpg

A formação do Operador de Máquinas Pesadas é exigida por Lei

A Norma Regulamentadora Nº 11, da Portaria Nº 3.214/78 do Ministério do Trabalho é a lei que exige que todos os Operadores de Máquinas Pesadas seja devidamente formados para operar os equipamentos de trabalho (máquinas pesadas). A Carteira Nacional de Habilitação do Operador de Máquinas Pesadas (Cartão de Identificação) é a prova de que o operador de máquinas pesadas recebeu capacitação em um centro de formação para trabalhar operando máquinas pesadas com total segurança.

 

Duas formas de obter sua Carteira Nacional de Habilitação de Operador de Máquinas Pesadas

Existem duas formas para adquirir sua Carteira Nacional de Habilitação de Operador de Máquinas Pesadas:

1. Na rede mundial de computadores:
Visite a página web da ANOPEM e solicite sua carteira pelo site: www.anopem.com.br
ou solicite informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


2. Através do WhatsApp: + 55 85 98823.9209

 

Uma dúvida comum para os profissionais formados em Segurança do Trabalho é quanto ao vencimento ou validade do curso de empilhadeira. 

Hoje vou dar um parecer baseado na NR 11 (Norma Regulamentadora – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais), que é a norma que trata sobre esse assunto.

É dirigir de modo a evitar acidentes, apesar dos erros dos outros, das condições adversas enfrentadas e não se importando muitas vezes o que dizem as leis.

O motorista defensivo sabe que não tem nenhum domínio sobre as ações irrefletidas de outros condutores ou pedestres, nem sabe as condições do tempo nem das estradas, e então desenvolve várias práticas defensivas contra todos esses riscos.

Copyright 2016 - ANOPEM - Operadores de Máquinas Pesadas do Brasil

Janex - Marketing Digital